O valor da fotografia imobiliária.
Atualizado: 1 de nov. de 2023
Com o advento da internet, houve uma revolução no modo como se anunciam as coisas à venda. Sendo um imóvel um produto que deve ser visitado antes da aquisição, em particular às imobiliárias essa revolução foi muito benéfica. Eu nasci em 1976 então me lembro muito bem de como eram os anúncios de imóveis nos jornais de domingo. Cadernos de várias páginas com centenas de anúncios de 3 ou 4 linhas, muitas vezes abreviados. Fotos? Impossível. A dupla "câmera digital" + "internet" possibilitou aos que desejam vender ou alugar um imóvel mostrá-lo em todos os seus detalhes, tornando as visitas desnecessárias, pelo menos a princípio. A qualidade de uma imagem num site nos dias de hoje é maravilhosa.
Porém, infelizmente a grande maioria das imobiliárias não dá o devido valor às fotos. Faça uma breve pesquisa em sites e comprove você mesmo, veja quantas usam fotos profissionais. Garanto que são pouquíssimas. Outras, adotando um raciocínio retrógrado, até percebem a diferença, mas acham caro contratar um profissional, e colocam fotos feitas com celular - muitas vezes dos próprios corretores - nos seus sites. Essas imagens desvalorizam o imóvel a tal ponto de espantar o comprador em vez de o atrair...
Já foi mais do que comprovado que imóveis com fotos profissionais são vendidos mais rapidamente e por um valor maior. O valor que se cobra para fotografar um imóvel é, como se diz lá na minha terra, "dinheiro de pinga", comparado ao valor de venda, mesmo em imóveis mais "baratos".
Nós que fazemos fotos imobiliárias, lutamos para valorizar nosso trabalho. Considerar a fotografia imobiliária um gasto e não um investimento, é o maior erro que se pode cometer.
O valor da fotografia imobiliária.
Conheça o Instagram da autor: Rodrigo Lopes Guimarães.
*As opiniões deste texto não, necessariamente, refletem as opiniões da escola.
Comments