top of page
  • Rodrigo Lopes Guimarães

Fotografia 360. É mais fácil que você imagina.

Atualizado: 4 de set. de 2023

A fotografia comercial abrange muitos segmentos. Moda, joias, gastronomia, equipamentos eletrônicos, utilidades domésticas, cosméticos... Basicamente tudo que é feito para vender, necessita de boas fotos. Para todos esses nichos, as fotos são feitas de fora. Isso mesmo, de fora.

Contudo, existem alguns produtos nos quais podemos entrar: automóveis, embarcações, aeronaves e, sem dúvida, os mais populares: os imóveis. Afinal todos precisamos morar em algum lugar.

Se você precisa vender um imóvel, você precisa registrá-lo fotograficamente de maneira a mostrar todos os seus detalhes. Ah mas fotografia de imóvel, de arquitetura, de decoração de ambientes, ou seja como queira chamar, já existe há bastante tempo e não há nenhuma novidade nisso, não é mesmo ?

Sim, mas as fotos são bidimensionais, só têm altura e largura. E um ambiente é tridimensional. E é aí que entra o desafio de fazer uma imagem que consiga passar a ideia dessa tridimensionalidade. Equipamento adequado, técnica e iluminação formam a tríade essencial na hora da captação. Tratamento ? Sim, claro, essencial também.

Mas voltando para a ideia de 2d / 3d... ainda bem que temos a tecnologia a nosso favor e a genialidade humana nos brindou com lindos brinquedos que são as câmeras 360 graus. Não aquela inventada por Sebastião Carvalho Leme nos anos 50. Mas sim equipamentos do tamanho de um chocolate SNICKERS, que vc pode carregar no bolso e controlar via wi fi direto do seu smartphone.

As imagens geradas por essas pequenas poderosas, fazem com que tenhamos a sensação de imersão nos ambientes. E quando fazemos uma série delas, podemos montar um passeio virtual com o auxilio de plataformas especializadas. Imagine a economia e praticidade que isso gera. Você pode visitar muitos imóveis remotamente, no tempo que gastaria para visitar apenas um, e ainda não gasta combustível.

Belas paisagens podem ser mostradas de forma panorâmica também, porque não? Fotografia 360 também é lazer. Faço parte de alguns grupos de usuários desse tipo de equipamento em redes sociais, e as fotos compartilhadas são espetaculares.

Bem, de certa forma, já estamos bem familiarizados com as fotos panorâmicas. Basta entrar no Google Earth e podemos viajar o mundo sem sair de casa. Conhecer a Times Square, a Fontana di Trevi, as cataratas do Iguaçu.

A possibilidade de fazer fotos panorâmicas de forma prática e divertida é uma realidade. Só falta mais um pouquinho de divulgação.


Fotografia 360 graus Foto Conceito Escola de Fotografia
Câmera Ricoh Theta V

Fotografia 360. É mais fácil que você imagina.

Autor: Rodrigo é fotógrafo profissional formado pela Foto Conceito.

Conheça seu Instagram: Rodrigo Lopes Guimarães.

*As opiniões deste texto não, necessariamente, refletem as opiniões da escola.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page