top of page
  • Foto do escritorMauricio Daher

Como vender mais fotografia. O melhor marketing ou o melhor produto?

Atualizado: 4 de set. de 2023

Você é um fotógrafo que possui habilidade técnica, domina a sua câmera e os pilares da fotografia (ISO, velocidade e abertura), domina a luz, a composição e a narrativa fotográfica, enfim... Se considera um bom fotógrafo, mas vê que outros fotógrafos, que você acredita serem piores do que você, fecham mais negócios do que você? Vou te explicar aqui, qual a semelhança entre você, a Coca-Cola e a Apple, e te mostrar como vender mais fotografia, além da relação ‘O melhor marketing vs o melhor produto’. Se liga só. Vamos começar com uma história interessante: A competição entre duas gigantes. Por anos, a Coca-Cola lidera o mercado de bebidas globalmente, em uma competição acirrada com a Pepsi. Apesar de, aparentemente, a Pepsi ter escutado seu público e lançado sua campanha de guerrilha, também conhecida como ‘Pode ser Pepsi?’ Mas um ponto interessante sobre essa disputa, é que, em 1985, a Pepsi realizou um teste cego, apelidado de Desafio Pepsi, um teste em que clientes provam produtos e apontam qual deles preferem, e, nesse teste cego, foi apontado que os consumidores preferiam Pepsi, mas ainda assim, a Coca-Cola ainda liderava as vendas, ou seja, eles preferiam Pepsi, mas escolhiam comprar Coca-Cola. Por que isso?


Melhor escola de fotografia.

Antes de ir mais a fundo no ponto acima, gostaria de trazer um segundo exemplo aqui para vocês, a Apple Computers, com seus incríveis Iphones. Por diversos anos, desde o seu lançamento, os fãs de Android vivem questionando a qualidade dos produtos da maçã. Seja por limitar as tecnologias em comparação a modelos atuais, seja por se limitar a tamanhos menores ou por simplesmente forçar a venda de gadgets separados (quem ai nunca comprou um adaptador de fone para o iPhone 7, não sabe o que é frustração, rs). Mesmo assim, a maçã, desde o seu lançamento, bate recordes e recordes em vendas.


fotografia e marketing


Vamos voltar a você, fotógrafo. Você já é capaz de entregar imagens de qualidade razoável, com uma fotometria correta, com uma boa composição e, algumas vezes, criativa, e está, atualmente, em busca de melhorar sua fotografia, acreditando que isso o fará vender mais. Vou te contar um segredo: Não vai! Você já pensou o que o seu cliente deseja ao comprar um serviço de fotografia? Pense num cliente para um retrato corporativo, por exemplo. Ele não quer apenas uma boa imagem. Ele quer reposicionar a sua imagem profissional para se destacar no mercado. Vamos, agora, imaginar um ensaio de gestante. Seu cliente, no caso da mãe da criança, além de recordar o momento, ela quer ter a certeza de que continua linda, mesmo grávida. Pense comigo, ela teve uma alteração no seu corpo, que sempre a induziu à uma imagem negativa. Ela quer olhar o resultado do seu trabalho e se sentir lida, desejada, sexy e, de quebra, recordar desse momento. Se você acredita mesmo que seu trabalho é apenas fotografar, vou te explicar o que os tópicos trazidos anteriormente significam. A Apple e a Pepsi buscaram atender os seus clientes no que eles desejavam. Quem é consumidor assíduo de Pepsi, a escolhe, indiferente do que a Coca Cola vá dizer. Quem é consumidor de Apple, não aceita os melhores Androids, mesmo que o preço esteja inferior. Eles compram um ideal, que as marcas os venderam ao longo do tempo, através de um marketing estratégico e bem desenvolvido. Você, fotógrafo, que já sabe fotografar, precisa, agora, dividir sua atenção e treinamento entre fotografia, afinal, é seu dever melhorar constantemente, mas também observar como você vende isso para o seu cliente, buscando atender a necessidade que o seu cliente busca resolver ao contratar você. Pare de postar somente seu portfólio nas redes sociais. E aí? Já mudou de opinião sobre quem vende mais: O melhor marketing ou o melhor produto? Como vender mais fotografia.

Marcos Fonseca Fotógrafo, marketing e vendas. @mfonsecafotografia

*As opiniões deste texto não, necessariamente, refletem as opiniões da escola.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page