top of page
  • Foto do escritorMauricio Daher

Como fazer um Plano de Negócios.

Atualizado: 4 de set. de 2023

No texto anterior escrevi sobre a importância de “colocar no papel” o planejamento de seu negócio. Produzir um Plano de Negócio faz o empreendedor ter uma visão aprofundada de seu busines, sua capacidade em empreender, conhecer pontos positivos e negativos. No mesmo texto fiz a lista dos itens que o compõe, agora vou explicar cada um e… mão na massa!


Não existe resposta certa. Pense, repense. Abra seu coração, se conflite. Busque soluções, elas estão dentro de você.


QUAL A MISSÃO E OBJETIVO NEGÓCIO?

Resumir a missão de sua empresa de fotografia o ajudará a esclarecer seus propósitos. Assim fica mais fácil descobrir qual caminho precisa saber para atingir o sucesso de forma sustentável.

Use poucas frases, seja objetivo e assertivo. Descreva o objetivo principal de seu negócio, suas metas pessoais e sua filosofia. Se solte e se deixe inspirar, lembre por que você quer abrir o negócio, o que você está buscando. É obvio que um bom motivo é ganhar dinheiro, ter sucesso, sobreviver, mas vá além. Não é só dinheiro que te motiva, o que mais? Este é objetivo desta pergunta.


QUAL É O PÚBLICO-ALVO?

É o cliente que você deseja ter. É importante entendê-lo. Qual o nível de renda do público que deseja abordar? Qual sua localização, bairro, cidade, estado, o Brasil inteiro, todo mundo?


COMO É A PERSONA DESTE PÚBLICO?

Não basta entender aspectos demográficos, tem que entrar na cabeça do seu público-alvo. Quanto mais entender seu cliente melhor você divulga, vende e conquista. Quais os hábitos de compra de seu público? Quais são seus interesses? Quais suas necessidades e fraquezas?


QUAIS SEUS DIFERENCIAS?

O que torna seu negócio de fotografia melhor que os outros? Como você se diferencia de seus concorrentes? Seja assertivo e honesto.


QUAL SUA ESPECIALIDADE E NICHO?

Que serviços específicos você quer oferecer? Qual sua especialidade? Você tem segurança em ter escolhido esta especialidade? Se sente pronto para ser chamado de “especialista”?


POR QUE ESTÁ NESTE NEGÓCIO?

Quais seus objetivos? Quais são suas motivações? Paixão? Uma causa pessoal? Pura necessidade de ganhar dinheiro? Por que escolheu a fotografia? O que difere esta pergunta da anterior é que esta questiona o negócio e não a atividade.


SUA PERSONALIDADE COMBINA COM SEU NEGÓCIO?

Imagine seu dia a dia no trabalho. Fazer divulgação, atender clientes, passar orçamentos, receber muitos “não” e poucos “sim”. Contrato fechado? Sua personalidade entende que o cliente? Que ele busca mais que fotos lindas, mas também uma experiência maravilhosa. Você se sente apto em se relacionar com clientes de forma agradável? O cliente de fotografia não está contratando um médico, advogado, contador… ele está em busca de um artista, você se sente uma entidade criativa e lúdica?


O QUE MAIS PODE OFERECER PARA SEU CLIENTE?

Existe milhares de fotógrafos profissionais, você não pode ser mais um. Como você pode superar tal realidade? O que fará seu cliente voltar a te procurar para mais jobs (trabalhos)? A vida de seu cliente se tornou melhor após seus serviços? Esta pergunta não faz menção ao negócio (já tem pergunta neste sentido), ela diz menção à você mesmo.



"Não é fácil. Ninguém disse que seria. As respostas a estas questões de forma atenciosa e verdadeira vai lhe dar uma visão do seu negócio e de você em relação a ele. Disso nasce todo o planejamento porque agora você já entendeu os pontos fortes (que devem ser usados) e pontos fracos (que devem ser evitados, analisados, extintos) seus e de seu negócio. Entender faz você ACREDITAR!"



Como fazer um Plano de Negócios. Mauricio Daher é fotógrafo profissional há mais de 20 anos. Professor de Fotografia e Diretor Didático da Foto Conceito Escola de Fotografia.


*As opiniões deste texto não, necessariamente, refletem as opiniões da escola.

*A data do contexto deste post é 15/08/2022.

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page